sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CUIDADO AO CONDENAR !


E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.(Jo.8:7)

Quando Jesus mandou que aqueles que estivessem sem pecado atirassem pedras para punir a mulher adúltera, um a um foi saindo sem fazê-lo. Todos estavam conscientes que eram pecadores.

Infelizmente, vemos hoje muitos exemplos diferentes. Grandes pecadores apontam o dedo acusador para outros pecadores, como se não tivessem pecados.

Quantas vezes nós não criticamos os erros de alguém, sem atentarmos para o fato de que somos falhos e pecadores?

Quantas vezes não criticamos os defeitos de outras pessoas, quando somos portadores de outros tantos defeitos?

Precisamos aprender a diferenciar o que é condenar, do que é exortar para a salvação.

Quando chamamos a atenção de um irmão para um erro cometido, precisamos fazê-lo com espírito amoroso. Precisamos alertar o irmão para que ele não se perca, não perca sua salvação.

Mas antes que façamos esta exortação, precisamos fazer uma autocrítica: como está nossa vida? Somos sal e luz? Praticamos o Evangelho do Reino ou somos hipócritas religiosos adeptos do “faça o que mando, não faça o que faço?”

Muitas vezes, dentro de nossas casas, condenamos o erro de algum parente, algum defeito de um filho ou filha, da mulher ou do marido, às vezes de maneira dura, intransigente, quando deveríamos exortar com amor, tentando ajudar, mostrando que há maneiras de se viver melhor do que praticando certas coisas condenadas por Deus.

Não devemos transigir com o pecado, mas devemos agir como Deus faz conosco, pecadores: condenando o pecado, mas amando o pecador.

Simplesmente condenar; simplesmente criticar; simplesmente apontar defeitos não é uma atitude cristã.

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?"  (Lucas 6 : 41)
 
Visite: http://aportadoreino.blogspot.com/

Nenhum comentário: